Mia Esmeriz Academy - Learn European Portuguese Online

5 Verbos Portugueses Sobre Viajar (5 European Portuguese Travel Verbs)

May 26, 2021 Mia Esmeriz Season 1 Episode 20
Mia Esmeriz Academy - Learn European Portuguese Online
5 Verbos Portugueses Sobre Viajar (5 European Portuguese Travel Verbs)
Show Notes Transcript

In this episode, I will be telling you 5 verbs that can be handy if you are travelling to or from Portugal. Learn how to say things like "to check in", "to reserve a flight", "to board" and more.

Watch this topic on YouTube:
https://youtu.be/ryQ-l9lVvEI

Blog Post:
https://learn-portuguese.org/5-european-portuguese-travel-verbs

Olá!

Eu sei que agora não é tão fácil viajar, infelizmente. Mas, vamos acreditar que no futuro será possível fazê-lo sem problemas. 

Se estás com vontade de vir até Portugal e já te queres preparar antes de vir, isto é para ti. Hoje vou falar-vos de alguns verbos portugueses que podem ser úteis quando viajam.

Mas antes, queria pedir-vos que subscrevessem o meu podcast e que me deem uma boa pontuação no Apple Podcasts. Este podcast também está disponível em outras plataformas, como Anchor, Google Podcast e muitas outras plataformas. Por isso, se me seguirem e subscreverem lá, isso também vai ajudar. Mas, a melhor forma de ajudarem este podcast a crescer é mesmo se me deixarem uma pontuação de 5 estrelas no Apple Podcast. Muito, muito obrigada :)

Então, o primeiro verbo de hoje é:

Apanhar.

Este verbo pode ser usado para dizer que vamos:

Apanhar o comboio 

Apanhar o avião

Apanhar o autocarro

Em Português, “to catch something”, é apanhar alguma coisa (o comboio, o avião, o autocarro…).

O segundo verbo é:

Reservar

Normalmente, quando viajamos de avião, nós dizemos que vamos reservar uma viajem, ou um voo. 

Para além disso, podemos também querer reservar um lugar para nos sentarmos. Em algumas companhias aéreas, isso é possível.

Por isso, se quiserem sentar-se ao lado de alguém específico - como acontece quando viajamos com a nossa família ou amigos, por exemplo - podem ligar para a companhia e pedir para reservar um lugar. Ou então, podem fazê-lo online que ainda é mais fácil!

Uma alternativa para este verbo é “fazer uma reserva”.

Portanto, eu posso dizer que “vou reservar alguma coisa” ou que vou “fazer uma reserva”.

Fazer o check-in

Este anglicismo (ou seja, esta palavra que foi importada do Inglês), é usada juntamente com o verbo “fazer” quando queremos fazer o registo do nosso voo ou até quando chegamos ao hotel ou hostel onde vamos ficar. De igual modo, também dizemos “fazer o check-out”, quando deixamos o hotel.

Despachar

Normalmente, antes de partirmos para a nossa viagem, se formos de avião, temos que despachar a bagagem aquando do check-in. Ou seja, temos que registar, pesar e até possivelmente pagar alguma coisa, para que a nossa bagagem seja transportada no porão do avião. E vou-vos dar este verbo extra: quando chegamos ao nosso destino, temos que ir “recolher a bagagem”, ou seja, temos que a ir buscar.

Embarcar

Depois de fazermos o check-in, de despacharmos as malas e de termos bebido uma “águinha” e feito um “xixizinho”, está na hora de embarcar. Nós embarcamos quando, finalmente, entramos no avião.

É aqui que a verdadeira viagem começa. Agora, sentem-se e desfrutem da vossa viagem (pelo menos, em sonhos)!

E é isto! Estes foram alguns verbos de viagem que podem ser úteis para as vossas futuras viagens. Espero que possamos viajar brevemente. 

Digam-me lá, já estão cheios de vontade de viajar para Portugal? Já têm planos para o fazer?

Um beijinho e até à próxima!